Ir para o conteúdo

Glaucoma

O Glaucoma é uma doença ocular crónica e progressiva, assintomática, sendo uma das principais causas de cegueira irreversível a nível mundial. Detetado precocemente poderá ser tratado de forma eficaz.

No glaucoma a perda da visão é consequência da destruição progressiva das fibras do nervo ótico, que são responsáveis pela condução das imagens até ao cérebro, o que leva a uma contração progressiva do campo visual e à cegueira.

Sendo uma doença com predisposição hereditária que pode aparecer em qualquer idade, desde o nascimento, é mais frequente após os 40 anos de idade, em pessoas de raça negra, com miopia e doentes diabéticos com hipertensão arterial.

Existem vários tipos de Glaucoma, sendo o mais frequente o glaucoma de ângulo aberto, geralmente assintomático e que ocorre habitualmente depois dos 40 anos. Mais raro, glaucoma de ângulo fechado, que pode ser agudo, acompanhado de dor intensa e visão turva, e que constitui uma urgência oftalmológica. Glaucoma juvenil, congénito, existindo ainda glaucomas secundários associados a traumatismos, cirurgias, inflamação ocular e a alguns medicamentos.

O gabinete de Glaucoma tem como objetivo o diagnóstico precoce da doença glaucomatosa e o seu tratamento, dispondo para isso uma equipe de médicos oftalmologistas, técnicos de ortóptica e enfermeiros que dão apoio às consultas e tratamentos médicos e cirúrgicos.

O tratamento pode ser realizado com medicamentos, laser ou cirurgia, dispondo o gabinete, para o diagnóstico precoce e tratamento médico e cirúrgico, de equipamentos e meios complementares de diagnóstico modernos e adequados.

O gabinete de glaucoma  é responsável pela formação médica e cirúrgica de todos os médicos internos da especialidade de oftalmologia do Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto e de outros hospitais, bem como realiza trabalho de investigação, participando em múltiplas reuniões e congressos nacionais e internacionais.

Atualizado a 03-07-2020
Voltar
lectus eleifend felis sem, dolor accumsan non Sed nec Aenean id,