Ir para o conteúdo

Oftalmologia Pediátrica, Estrabismo, Genética Ocular

Gabinete de Estrabismo e Oftalmologia Pediátrica
O gabinete de estrabismo e oftalmologia pediátrica tem como objectivo melhorar a saúde e os cuidados de saúde da comunidade que nos procura, através da dedicação e empenho de todos os profissionais. 
Contamos com uma equipa de médicos oftalmologistas, técnicos de ortóptica e enfermeiros que dão apoio às consultas e cirurgias. 
O nosso trabalho distribui-se em actividade assistencial, formação pré e pós graduada e científica.

Oftalmologia Pediátrica
A identificação precoce das crianças com alterações visuais é fundamental para permitir o seu tratamento e potenciar o melhor desenvolvimento possível do sistema visual. 
As primeiras consultas e consultas subsequentes a crianças dos 0 aos 18 anos são encaminhadas pelos Centros de Saúde, Hospitais que não têm esta subespecialidade ou pela nossa consulta geral. 

Rastreio de Saúde Visual Infantil
Através de rastreios e tratamento existem situações em que o diagnóstico precoce e a terapêutica atempada fazem toda a diferença.

O IOGP está empenhado na prevenção. 
Desde 2018 que o IOGP colabora com o Programa de Rastreio de Saúde Visual Infantil, na leitura dos exames de rastreio feitos nos Centros de Saúde (Lisboa e Vale do Tejo) a todas as crianças de 2 anos (brevemente também aos de 4 anos) bem como nas primeiras consultas das crianças com exames considerados positivos (risco de ambliopia).

Estrabismo
O desalinhamento ocular tem em qualquer idade um impacto negativo que queremos poder resolver. Este traduz-se no efeito estético, tantas vezes o mais referido pela carga psico-social que acarreta, mas ainda no efeito no desenvolvimento visual ou aparecimento de diplopia por vezes tão incapacitante. 
Envolvendo o doente e família em todo o processo recorremos a tratamento médico, cirúrgico e com toxina botulínica, frequentemente associados, para obtermos o melhor resultado possível.

Distonias faciais
Damos apoio a muitos doentes com Blefarospasmo, Espasmo hemifacial ou Sindrome de Meige, em consulta e tratamentos periódicos com Toxina Botulínica.

Actividade de Formação e Ensino
Este gabinete é responsável pela formação Médica e Cirúrgica de todos os Médicos Internos da Especialidade de Oftalmologia do IOGP, no que diz respeito ao estrabismo e oftalmologia pediátrica.
Recebe também regularmente, estudantes de Medicina, em estágios de verão, ou complemento da cadeira de oftalmologia no último ano do curso. São também muitos os médicos nacionais e estrangeiros que fazem estágios pós graduados no Instituto Oftalmológico Dr. Gama Pinto.

Actividade científica
O gabinete colabora regularmente na apresentação de trabalhos nas reuniões Clínicas do IOGP, bem como na apresentação de trabalhos científicos, de investigação e cursos em Reuniões Científicas nacionais  e internacionais.

Atualizado a 26-06-2020
Voltar
elit. sit risus ut libero. commodo quis luctus ante. quis,