
Anestesia
A equipa de anestesiologia do IOGP é responsável pela prestação dos cuidados médicos necessários aos doentes cirúrgicos, proporcionados através do seu acompanhamento antes, durante e depois das intervenções cirúrgicas.
A sua atividade distribui-se pelas seguintes áreas:
Consulta de Anestesia: avaliação e seleção criteriosas dos doentes propostos para cirurgia, com vista a estabelecer o grau de risco anestésico. Esta consulta reveste-se de particular importância no caso do IOGP, já que esta é uma Unidade Hospitalar que trabalha exclusivamente em regime de ambulatório. Por outro lado, e porque, ainda hoje, o ser submetido a uma intervenção cirúrgica representa, para muitos doentes, um motivo de grande preocupação e temor, esta consulta visa reduzi-los, criando uma relação de confiança entre médico e doente.
Atividade em Bloco Operatório: Toda a intervenção cirúrgica perturba a homeostasia. Por isso é fundamental o apoio anestésico durante as intervenções sob anestesia geral, loco-regional, local ou sob sedação, bem como acompanhamento durante o período de recuperação pós-anestésica, por forma a minimizar o stress cirúrgico.
Apoio à Realização de Exames Complementares – Angiografia Fluoresceínica Ocular
Urgência Interna: Apoio médico, quando solicitado, a episódios de urgência interna.

Medicina Interna
O olho pode ser o órgão em que se manifesta pela primeira vez uma doença sistémica. A saúde da visão pode ficar também comprometida com várias outras doenças, quer num estadio inicial ou num mais avançado das mesmas.
A titulo de exemplo, no caso da Diabetes Mellitus, que tem uma componente oftalmológica importante e pode levar à cegueira.
As terapêuticas instituídas para controlar certas patologias oculares podem traduzir-se em efeitos secundários gerais que importa não descurar. Por vezes é necessário adequar a medicação às condicionantes específicas de cada utente. O controle sistémico destas doenças tem um papel muito importante na ajuda ao tratamento ocular instituído pelo oftalmologista.
Existem exames de diagnóstico e terapêutica que dada a sua complexidade requerem o apoio da especialidade de Medicina Interna.
O departamento de Medicina Interna do IOGP presta apoio aos utentes.

Não Médicas
Psicologia Clínica
Esta consulta dirige-se aos utentes do IOGP que sintam ou apresentem sinais de desconforto e sofrimento psicológico, que foram originados por doença oftalmológica mais ou menos grave, ou então que já existam antes desta e sejam agravados por ela.
Queremos ajudá-lo(a) através da Psicoterapia de Suporte a promover o restabelecimento do seu bem-estar e equilíbrio emocional face ao impacto de situações oftalmológicas e outras adversas, reduzir sintomatologia de ansiedade e depressiva que sente e prevenir o surgimento de situações mais complexas e com maiores riscos.

Consulta de Enfermagem de Diabetes
A Diabetes Mellitus é uma doença metabólica multissistémica crónica com elevada prevalência a nível Mundial. O órgão da visão é um do mais afetado nesta patologia e a retinopatia diabética a mais conhecida complicação e a principal causa de cegueira nas pessoas com diabetes em idade ativa.
A consulta de Enfermagem na Diabetes integrada na oftalmologia tem como finalidade a capacitação dos utentes no desenvolvimento de competências terapêuticas, facilitadoras no processo de adaptação à nova condição de vida tendo em conta as suas necessidades.
A intervenção do enfermeiro é sustentada na Educação Terapêutica, com o objetivo de promover a adesão ao tratamento, a gestão e a aceitação da doença e consequentemente melhorar a qualidade de vida da pessoa com diabetes, prevenindo complicações e hospitalizações.
