Ir para o conteúdo

Superfície Ocular Externa, Córnea, Contatologia, Cirurgia Refrativa

O Departamento de Superfície Ocular Externa (SOE) trata, tal como o seu nome indica, das doenças da porção anterior do globo ocular.

Nesta consulta são diagnosticadas e tratadas as patologias da córnea, da conjuntiva, as perturbações da película lacrimal e do bordo palpebral. Estas patologias podem ser de causa inflamatória, infeciosa, degenerativa ou traumática.

A visualização direta das estruturas é feita por microscopia, aparelho designado de biomicroscópio, recorrendo-se também a equipamentos eletrónicos que permitem avaliar as curvaturas da córnea, as suas camadas e espessura, com relevo na observação do endotélio. Em suma, avaliar todas as características das estruturas que possam estar alteradas comprometendo o normal funcionamento das mesmas .

O Departamento de Cirurgia Refrativa estuda os defeitos da refração (miopia, astigmatismo, hipermetropia e perturbações da conformação da córnea), passíveis de correção.

Esta alterações podem ser corrigidas, nas situações em que tal esteja indicado, atuando sobre a córnea (cirurgia laser, colocação de anéis intracorneanos) ou recorrendo à colocação de lentes de contacto ou lentes intra-oculares.

Como apoio ao diagnóstico e à decisão médica tem à disposição equipamentos de refração automática, de medição das dimensões do globo por meio ecográfico ou ótico.

Atualizado a 26-06-2020
Voltar