
Informática
A Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação zela pelo adequado tratamento automático da informação. Para tanto, participa no redesenho das atividades e funções do IOGP, promove a racionalização de procedimentos dos serviços informatizados, define os procedimentos de registo de dados, garante a segurança e confidencialidade dos dados, capacitando e promovendo a autonomia responsável dos utilizadores. Gere ainda todo o equipamento afeto aos sistemas e tecnologias de informação do IOGP, nele incluído o sistema de comunicação de dados e voz.
Compete à Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação:
a) Participar na definição e desenvolver políticas dos sistemas de informação e comunicação de forma a garantir a sua adequação aos objetivos do IOGP e às necessidades dos utilizadores;
b) Gerir o ciclo de vida dos bens e serviços dos sistemas e tecnologias de informação do IOGP, da aquisição ao abate, expressar as necessidades, definir as especificações técnicas, participar no processo de aquisição e dirigir a sua implementação e desenvolvimento;
c) Definir a manutenção dos bens e serviços dos sistemas e tecnologias de informação do IOGP, adotando soluções técnicas que garantam o melhor custo-benefício;
d) Garantir o normal funcionamento dos sistemas e tecnologias de informação do IOGP, na vertente de hardware e na de software;
e) Garantir a segurança e a confidencialidade dos dados, promovendo e implementando os mecanismos e procedimentos necessários para o efeito;
f) Atribuir e implementar os perfis de acesso aos sistemas e tecnologias de informação do IOGP;
g) Dirigir e apoiar os utilizadores dos sistemas e tecnologias de informação, promovendo a sua autonomia e responsabilizando pela correta utilização dos meios colocados ao seu dispor;
h) Elaborar e difundir orientações e manuais de procedimentos e de apoio técnico à utilização dos meios colocados ao dispor dos utilizadores;
i) Rever e manter atualizados os meios de comunicação interna e externa do IOGP, promovendo a transparência pela informação permanente de utentes e profissionais;
j) Gerir a infraestrutura da rede de comunicações garantindo um desenvolvimento integrado dos sistemas de comunicação do IOGP;
k) Emitir pareceres sobre pedidos de bens e serviços informáticos.