
Ana Paula Silva – Assistente Social
O Gabinete do Utente é, assim, simultaneamente, um instrumento de gestão dos serviços e um meio de defesa dos utentes.O Gabinete do Utente, também denominado por Gabinete do Cidadão, criado por Despacho Ministerial n.º 26/86 de 30 de Junho, é um serviço destinado a receber as sugestões, agradecimentos, opiniões e reclamações dos utentes dos serviços de saúde, correspondendo a uma aplicação das normas constitucionais, que conferem a todo o cidadão português o direito de tomar parte na decisão dos assuntos públicos do País e de apresentar, perante os órgãos de soberania ou quaisquer autoridades, reclamações ou queixas para defesa dos seus direitos.
Objetivo Geral
- Contribuir para a satisfação dos utentes;
Objetivos Específicos
- Defender os direitos dos utentes e alertar para os seus deveres;
- Valorizar as capacidades dos utentes;
- Contribuir para a melhoria contínua da qualidade dos serviços;
- Reforçar a acessibilidade dos utentes aos serviços.
Atribuições
- Informar os utentes dos seus direitos e deveres em relação aos Serviços de Saúde;
- Receber as reclamações sobre a assistência hospitalar, o funcionamento dos Serviços ou o comportamento dos funcionários;
- Reduzir a escrito as reclamações orais feitas nos termos da alínea anterior, quando os reclamantes não possam fazê-lo;
- Receber as sugestões formuladas pelos utentes no que se refere à organização e funcionamento dos serviços;
Como Apresentar Exposições, Sugestões, Elogios e/ou Reclamações
- Directamente no formulário de contactos
- Via Carta
- Via Formulário de Opinião disponível junto ao Balcão de Admissão de Doentes
- Via Livro de Reclamações
Atualizado a 26-06-2020