
O Museu da Saúde e o IOGP já colaboram no âmbito do projeto de “Inventário do Património Museológico Móvel da Saúde” (Despacho ministerial de setembro de 2016), do qual resultou o inventário de parte do acervo do IOGP e a sua disponibilização no portal virtual do Museu da Saúde.
As duas instituições integram a “Rede de Museus e Instituições de Ciência e Ciências da Saúde”, informalmente constituída em 2016 para sensibilizar o público em geral, e a comunidade científica e museológica em particular, para a relevância cultural e educacional do património histórico e contemporâneo da ciência e da saúde.
O presente Protocolo visa estabelecer os princípios e bases de colaboração entre o INSA- Museu da Saúde e o IOGP . Os objetivos gerais do Protocolo visam a preservação, valorização e divulgação do património histórico-cultural, móvel e imóvel, na área da Oftalmologia, do Museu da Saúde e do IOGP, tendo em vista a salvaguarda da memória, dos saberes e das práticas médicas. As bases programáticas do presente protocolo destinam-se, nesse sentido:
- Ao inventário e classificação do património cultural, preservado, da Oftalmologia bem como a resultante de futuras incorporações;
- À preservação e conservação preventiva do património cultural;
- À divulgação e exposição do património cultural;
- À promoção do conhecimento científico e técnico sobre o património cultural;
- À difusão da educação formal, informal e não formal para a saúde, através da difusão de conhecimentos, atitudes e valores salutares adequados à saúde e ao bem-estar físico, social e mental, individual e coletivo, no âmbito da Oftalmologia.