Ir para o conteúdo

Gabinete de qualidade

A preocupação com a Qualidade da prestação de cuidados de saúde e com a Segurança dos doentes, tem vindo ao longo dos anos a ter uma importância crescente, estando reflectida nas políticas da qualidade nacionais na área da saúde e consequentemente em documentos nacionais e na legislação em vigor. 

Nos dias de hoje a acreditação das Unidades de Saúde representa uma vantagem competitiva, resultando numa maior eficiência das mesmas e num aumento dos ganhos em saúde para as pessoas que nelas são cuidadas.

O IOGP, tem vindo a fazer uma aposta crescente na Qualidade, percurso iniciado em 2011 com a Certificação dos Serviços Farmacêuticos pela ISO 9001, e continuado com a acreditação em  2016 pelo modelo oficial da DGS, o ACSA, e com a sua renovação em 2022.

 O actual Conselho Diretivo inicia um momento de viragem na Instituição, no que se refere a esta área. Cria em 2022 o Gabinete da Qualidade e decidiu implementar na Instituição um Sistema de Gestão da Qualidade, dando uma perspectiva global e integradora da qualidade no Instituto. No horizonte temporal de 2022-2024 será definida e implementada a Estratégia da Qualidade, o que acreditamos que venha a reforçar o Instituto como uma Instituição de excelência na área da Oftalmologia e da Saúde da Visão. 

A concretização do plano de acção da Estratégia acima referida, representará uma vantagem competitiva, gerando uma maior eficiência, um aumento da felicidade organizacional e um aumento dos ganhos em saúde, prestando cuidados centrados nos utentes, em tempo adequado, eficazes, efectivos, seguros e baseados na evidência científica e em elevados padrões de boas práticas. 

No passado dia 10 de novembro, o IOGP assinalou o Dia Mundial da Qualidade, tendo recebido nesse dia, o certificado da renovação da Acreditação da Qualidade pela DGS, e apresentou publicamente a Estratégia da Qualidade, o que representou um reforço inequívoco do compromisso e do investimento do Conselho Diretivo nesta área.

Acreditamos que a aposta na Qualidade, nos permitirá aumentar o valor dos cuidados de saúde que prestamos aos nossos utentes, melhorando a acessibilidade e a equidade dos mesmos.

Atualizado a 30-12-2022
Voltar
massa quis, Praesent Praesent eleifend quis efficitur. ipsum